Quem somos

A Liga Acadêmica de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, fundada em 10 de outubro de 2018, é uma associação científica, sem registro em cartório civil, livre, de iniciativa estudantil autônoma, de duração indeterminada, não religiosa, apolítica e sem fins lucrativos. Composta por alunos do curso de graduação em saúde do Alto Sertão Paraibano e profissionais da saúde.
Os principais objetivos da LAPAC são:
-
Funcionar de acordo com o conjunto de Diretrizes Curriculares Nacionais do Cursos de Graduação em Saúde.
-
Estímulo de uma postura ativa do corpo discente na promoção de conhecimento.
-
Complementar, atualizar, aprofundar e/ou difundir conhecimentos e técnicas na Patologia Clínica e na Medicina Laboratorial.
-
Orientação didática por profissionais da área, presenciais ou não, ministrada através de aulas, palestras, seminários, etc. Em dia e local a ser determinado, com temas voltados a Patologia Clínica e Medicina Laboratorial.
-
Estímulo do contato mais direto dos estudantes da área de saúde com a Patologia Clínica e Medicina Laboratorial a fim de que entendam as proporções que esta especialidade alcança.
-
Colocar o estudante da área da saúde em seu primeiro contato direto com a “criança” por meio do atendimento clínico ambulatorial.
-
Orientação cientifica por profissionais da área, para os integrantes da Liga interessados em desenvolver pesquisas no campo da Patologia Clínica e Medicina Laboratorial.
-
Desenvolver pesquisas científicas, publicar e apresentar seus resultados.
-
Desenvolver nas Instituições de Ensino Superior programas de divulgação educativos com relação à área de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial.
-
Educação da população: prevenção, atendimento, manejo e seus agravos de doenças, proteção e recuperação sob supervisão médica, estendendo a sociedade serviços advindos das atividades de pesquisa e ensino e de pesquisa.
-
Estimular o ensino e a pesquisa na área da Patologia Clínica e Medicina Laboratorial.
-
Colaborar com Instituições de Ensino Superior no desenvolvimento de tecnologias assistenciais, educativas e operacionais.
-
Desenvolver atividades de divulgação científica, técnica ou tecnologia por meio de cursos, projetos, exposições, palestras, seminários, simpósios, jornadas, encontros, oficinas, reuniões ou congressos.